CONSULADO DA INICIO CAMPANAHA DE EMISSÃO E RENOVAÇÃO DE DOCUMENTOS DE FORMA GRATUITA
04/08/2021 10:55 em Consulado de Angola no Rio de Janeiro

CONSULADO DA INICIO CAMPANAHA DE EMISSÃO E RENOVAÇÃO DE DOCUMENTOS DE FORMA GRATUITA

 

O Consulado Geral de Angola no Rio de Janeiro deu inicio nesta sexta (30), a campanha de emissão e renovação de Cartão Consular e Assentamento de Nascimento de forma gratuita. A campanha será levada a toda comunidade angolana nos Estados sub-Jurisdição desta Instituição Consular.

 

O Cônsul Geral de Angola no Rio de Janeiro Sr. Mateus de Sá Miranda, acompanhado dos Vices Consules Sr. Alexandre Andrade, Madalena Vusawekumbi, Iolanda Grillo assim como demais funcionários dos sectores da Comunidade, Notariado e T.Ic, deslocou-se ao Bairro do Complexo da Maré, para dar início à campanha de Emissão e Renovação de documentos.

 

O Bairro Complexo da Maré situado na zona norte do Rio, foi escolhido para dar inicio a campanha, por ser tratar de uma região aonde reside a maior concentração de angolanos na Cidade do Rio, e por ser de uma região de grande vulnerabilidade.

 

Mateus de Sá Miranda, Cônsul Geral, fez abertura da actividade tecendo algumas palavras a comunidade que transcrevemos  as de mais destaque; "Sei que não é ainda o documento que vocês mais precisam mas é o inicio dos nossos trabalhos " o Cônsul disse ainda; " Nos temos estado a fazer todo nosso esforço para que os serviços de emissão de Bilhetes de Identidade sejam instalados no Rio de Janeiro e São Paulo ".

 

De forma simbólica o Cônsul fez a entrega do primeiro Cartão Consular ao líder da Comunidade angolana na Maré, Manuel Domingos da Costa (Melo) e outros concidadãos que haviam acabado de fazer a inscrição consular.

 

O primeiro dia da campanha de emissão e renovação de documentos gratuitos, teve uma aderência massivo da comunidade, registando assim 90 cartões entregues na hora e mais de 100 processos a serem entregues posteriormente. Actividade que teve início às 10horas encerrou às 17horas.

 

Na ocasião o Cônsul, aproveitou para visitar os estabelecimentos dos micros empreendedores angolanos residentes naquela região, que actuam nas seguintes áreas de negócios; Moda, Alimentação e Bem Estar.

 

A comunidade de angolanos residentes na região da Maré zona norte do Rio, em sua maioria são imigrantes dos anos 80 e 90, residem há mais de 30 anos no Brasil, já com famílias constituídas, entre casais de angolanos e angolanos com brasileiras gerando assim a terceira geração de angolanos no Brasil.

 

O Cônsul Geral conheceu esses estabelecimentos e ficou surpreso com a iniciativa dos concidadãos angolanos, que no meio de tantas adversidades conseguiram criar os seus próprios negócios para se mantiver, o cônsul mostrou-se satisfeito com a iniciativa dos mesmos e incentivou lhes a expandir aos seus negócios.

COMENTÁRIOS