Kofi Annan
20/08/2018 09:55 em Consulado de Angola no Rio de Janeiro

LUTO

 

 

 

 

 

Morreu No sábado (18), aos 80 anos, Kofi Annan, ex-secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU) e Prêmio Nobel da Paz.

Kofi Annan, de nacionalidade ganense, morreu durante a madrugada  de sexta pra sábado em um hospital em Berna, na Suíça, informou a fundação Kofi Atta Annan.

 

Kofi Atta Annan, nasceu no Gana, em 8 de abril de 1938  foi um diplomata de Gana. Foi, entre 1 de janeiro de 1997 e 1 de janeiro de 2007, o sétimo secretário-geral da Organização das Nações Unidas, tendo sido laureado com o Nobel da Paz em 2001. Annan e as Nações Unidas foram co-receptores do Prêmio Nobel da Paz de 2001 pela criação do Fundo Global de Luta contra Aids, Tuberculose e Malária para ajudar países em desenvolvimento em seus esforços para cuidar de seu povo.

 

Kofi Annan nasceu no distrito de Kofandros de KumasiGana  a qual era, na época, colônia britânica da Costa do Ouro. Ele foi irmão gêmeo, o que dá uma posição de respeito na cultura de Gana. Sua irmã gêmea, Efua Atta, que morreu em 1991, compartilhava seu nome do meio Atta, que em fanti e akan significa justamente gêmeo. Annan e sua irmã nasceram em uma das famílias aristocráticas de seu país; tanto seus avós e seu tio eram chefes tribais.

Na tradição antroponímica de Akan, algumas crianças são nomeadas de acordo com o dia da semana em que nasceram, ou em relação a quantas crianças as precederam. Kofi em Akan é o nome que corresponde a sexta-feira.

 

De 1954 a 1957, Annan frequentou o colégio elitista Mfantsipim, um internato metodista em Cape Coast fundado na década de 1870. Em 1957, Gana tornou-se independente do Reino Unido.

Em 1958, Annan começou a estudar economia na Faculdade de Ciência e Tecnologia de Kumasi, atual Universidade Kwame Nkrumah de Ciência e Tecnologia de Gana. Ele recebeu uma doação da Fundação Ford, possibilitando-o completar seus estudos de graduação no Macalester College em St. PaulMinnesotaEstados Unidos, em 1961. Annan, em seguida, fez uma licenciatura em Relações Internacionais no Graduate Institute of International and Development Studies em GenebraSuíça, de 1961 a 1962. Após alguns anos de experiência de trabalho, ele estudou no MIT Sloan School of Management, em 1971–72 no programa Sloan Fellows obteve o diploma de Master of Science (M.S.).Annan era fluente em inglês, francês, kru, outros dialetos de akan, e outras línguas africanas.

 

Em 1962, Kofi Annan começou a trabalhar como Diretor de Orçamento para a Organização Mundial da Saúde, uma agência das Nações Unidas (NU). De 1974 a 1976, ele trabalhou como Diretor de Turismo em Gana. No final dos anos 1980, Annan voltou a trabalhar para as Nações Unidas, onde foi nomeado secretário-geral Adjunto em três posições consecutivas: Gestão dos Recursos Humanos e Coordenador para as Medidas de Segurança do Sistema das Nações Unidas (1987–1990); Subsecretário-Geral para Planeamento de Programas, Orçamento e Finanças e de Controlador (1990–1992); e Operações de Manutenção da Paz (março de 1993 – dezembro de 1996).

Annan serviu como subsecretário-geral desde Março de 1994 a outubro de 1995. Ele foi nomeado Representante Especial do Secretário-Geral para a ex-Iugoslávia, servindo por cinco meses antes de retornar às suas funções como subsecretário-geral em abril de 1996.

Secretário-geral das Nações Unidas

 

 

Em 13 de dezembro de 1996, o Conselho de Segurança das Nações Unidas recomendou Annan para substituir o secretário-geral anterior, Boutros Boutros-Ghali do Egito, cujo segundo mandato enfrentou o veto dos Estados Unidos. Confirmado quatro dias depois pelo voto da Assembleia Geral, ele começou seu primeiro mandato como secretário-geral em 1 de janeiro de 1997.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!