SESSÃO SOLENE EM HOMENAGEM AOS 42 ANOS DE INDEPENDÊNCIA DE ANGOLA FOI REALIZADA NO PALÁCIO GUANABARA DO RIO DE JANEIRO
14/11/2017 - 12h20 em Consulado de Angola no Rio de Janeiro

 

 Por: Domingas Mulenza

Foto: Graciano Chaves

No último dia 11 de novembro, foi comemorado os 42 anos de independência de Angola, e para celebrar essa data a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiroatravés do deputado Estadual Geraldo Pudim, ofereceram uma Solene Homenagem para os angolanos juntamente com membros da comunidade brasileira para celebrarem essa data tão especial.

 

O evento decorreu no dia 13 do mês corrente, no Palácio Guanabara. Os convidados foram recebidos pela banda de gaita “Brazilian Piper” e seguiram para o auditório onde o deputado Pudim proferiu algumas palavras ao abrir o evento como anfitrião.“Esse ano nos reunimos mais uma vez para comemoramos a independência de Angola, agora com mais dois ingredientes, as Eleições Gerais em Angola e a Elevação da Cidade de Mbanza Congo como patrimônio da humanidade. Parabéns Angola, parabéns ao povo angolano”. Frisou o deputado.

 Cônsul Rosario de Ceita e o Deputado Geraldo Pudim 

 Por sua vez, o Consul Geral de Angola no Rio de Janeiro, Rosário Gustavo Ferreira de Ceita, fez um emocionante discurso em que destacou pontos importantes da política, economia e o momento atual de Angola.  “Não podemos deixar de lembrar as figuras importantes que lutaram contra a   ocupação colonial e pela nossa independência como, Ngola Kiluange, Nginga Bande, Agostinho Neto, Jonas Malheiro Savimbi entre outros. Esse é o dia para lembrar o passado, celebrar o presente e planejar o futuro”.  Conclui o Cônsul Rosário de Ceita.

Cônsul Geral de Angola no Rio de Janeiro, Rosario de Ceita

Mbanza Congo e o Sitio Arqueológico do Cais do Valongo, foram homenageados pela conquista de serem elevados pela UNESCO como Patrimônio da Humanidade. O Quilombo da Pedra do Sal foi homenageado por ser uma resistência histórico-cultural da luta por igualdade de direitos em favor dos descendentes de negros africanos.

 Os nativos de Mbanza Congo receberam um certificado de homenagem assim como os representantes do Quilombo da Pedra do Sal.

 

 

 

Além dos representantes da ALERJ, teve uma delegação de Campos de Goytacazes, em que o Superintendente de Igualdade Racial, Rogério Siqueira, representou a figura do Prefeito do município Rafael Diniz.

Ao final das considerações os representantes dos países e o público presente no evento puderam disfrutar da rica culinária angolana e brasileira.

 

 Deputado Geraldo Pudim e Consul de Cabo Verde Pedro Antonio e o representante Prefeitura Municipal de Campos dos Goytacazes

 

 

 

 

 

 

COMENTÁRIOS