ANGOLA PARTICIPA DA PRIMEIRA FEIRA DOS POVOS EM CAMPOS DOS GOYTACAZES
26/07/2017 - 15h19 em Consulado de Angola no Rio de Janeiro

Por: Domingas Mulenza 
Fotos: Ayrton Contreiras 
  

Decorreu no dia 01 de julho a Primeira Feira dos Povos de Campos dos Goytacazes, marcando a reinauguração do Parque Alberto Sampaio e do anfiteatro Antônio Roberto de Góis Cavalcanti, Kapi. O evento é uma iniciativa da   Prefeitura e a Superintendência da Igualdade Racial. A mesma teve como objetivo reafirmar as relações culturais entre os povos e aproximar as pessoas.
 

 

Durante todo evento teve apresentações culturais, artesanais, comidas e muita dança apresentada pelos moradores da cidade e pessoas de outros os estados do Brasil.

 

Ao abrir a feira, o Prefeito de Campos dos Goytacazes, Rafael Diniz, ressaltou a importância da reativação do Parque Alberto Sampaio. “A diferença de nossa gestão é que o prefeito não toma as decisões sozinho. Sempre está dialogando com sua equipe. Há 29 anos entrávamos, da mesma forma que entramos hoje, com meu saudoso avô Zezé Barbosa, que inaugurou este espaço em 1988. O parque Alberto Sampaio está no coração da cidade e não podíamos permitir o abandono do coração de Campos. Estamos reabrindo esse espaço mesmo enfrentando todas as dificuldades, com menos da metade do orçamento do ano passado, e isso se chama força de vontade”, ressaltou o Prefeito.
 

Vice-Cônsul, Suzana Pedro, ao lado do Prefeito de Campos dos Goytacazes, Rafael Diniz com o Vice-Cônsul, Garcia Bessa.

Vice-Cônsul, Suzana Pedro, ao lado do Prefeito de Campos dos Goytacazes, Rafael Diniz com o Vice-Cônsul, Garcia Bessa.

.

 

A Delegação do Consulado Geral de Angola no Rio de janeiro, foi chefiada pelo vice-cônsul Garcia Bessa, e também teve a presença da vice-cônsul Suzana Pedro e de uma comitiva angolana composta por artistas e acadêmicos. “Esperamos que seja o primeiro de muitos convites. Certamente as relações irão se estreitar. Angola faz parte da história de Campos e para nós é um prazer estarmos estreitando esse laço”, afirmou o Vice-Cônsul Garcia Bessa.

 

 

Angolano apresenta iguaria para público na Feira dos Povos.

O Angolano Adilson Cunha apresenta iguarias para público na Feira dos Povos.

 

A delegação de angolana apresentou um pouco da cultura do país, mostrando algumas comidas típicas, artesanatos nacionais, e muita dança com os ritmos angolanos.

 

A superintendente de Igualdade Racial, Lucia Talabi, destacou que a ligação entre Campos e Angola vem desde a época da escravidão, quando um grande contingente de negros bantus foram trazidos para o município. “Essa terra recebeu muitos negros bantus. Sabemos todo o carinho que a Angola tem com o Brasil, mas temos que reconhecer que o povo brasileiro não conhece muito da cultura angolana. Espero que seja o recomeço desse elo”, disse ao acrescentar que a Feira dos Povos tende a aproximar as pessoas e promover encontros. “Provamos que juntos podemos superar crises e construir uma nova identidade”, concluiu Lucia Talabi.

 

Angola e a prefeitura de Campos dos Goytacazes em 2010 assinaram um acordo de cooperação técnico cientifico pela Universidade Federal Fluminense (UFF) entre estudantes e dirigentes desenvolvendo uma linha de pesquisa para importar e exportar conhecimento.

 

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!